Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
06/02/2007
Sindicato do ES critica os agentes públicos capixabas
 

A presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Espírito Santo, Suzana Tatagiba, reagiu à sindicância da Polícia Militar do Estado que indiciou o jornalista Nestor Muller, "por ter contrariado as normas administrativas militares". Segundo ela, os agentes públicos fazem uma "eterna confusão entre o que é público é o que é privado".

Leia abaixo a manisfestação da sindicalista:

Público x Privado: eterna confusão

Como diz o título acima, existe uma eterna confusão entre o que é público é o que é privado, principalmente pelos agentes públicos capixabas. Não podemos afirmar com certeza se é uma confusão ingênua, um equívoco por falta de informações ou um equívoco proposital. Explico.

Há muito tempo esses agentes públicos, e aí entram TODOS ELES, gostam de gritar aos quatro cantos do Estado que a imprensa está sempre infringindo o espaço privado para colher informações. No mês passado, a PM voltou a cometer "equívocos" dessa natureza.

Primeiro no episódio absurdo onde obrigou uma repórter e um cinegrafista da TV Gazeta Norte a ficarem de joelhos, sob a mira de escopetas, no meio da rua, durante cobertura de um tumulto no presídio em Linhares. Mais recentemente, o Sindijornalistas-ES recebeu, de forma anônima, uma denúncia de que o repórter fotográfico Nestor Muller foi indiciado numa sindicância aberta na Corregedoria da PM, por crime de natureza militar. Em resumo: após ser proibido de fotografar alunos do CFA, dentro das dependências do Quartel da PM, o fotógrafo fez a foto da rua, da via pública.

O que está acontecendo com os agentes públicos neste governo que se diz democrático e transparente? Será que eles não sabem que a Constituição Brasileira garante a liberdade de expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou de licença (art.IX)? E que ninguém será submetido a tortura, nem a tratamento desumano ou degradante (art. III)? E que é assegurado a todos acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional (art.XIV)?

Em vista de todos estes questionamentos chegamos à conclusão que faltam aos agentes públicos capixabas conhecimento constitucional, transparência e vontade política de colocar em prática este aprendizado. É mais fácil bater e descumprir a lei do que seguir as normas constitucionais previstas na Carta Magna brasileira.

O movimento sindical dos jornalistas vem enfrentando uma árdua batalha pela sua posição intransigente dos interesses dos jornalistas e da sociedade. Neste governo, tanto Federal como Estadual, sofremos derrotas, mas elas não vão nos abater. A liberdade de expressão e de imprensa são nossos principais princípios, pois somos uma categoria que tem forte contribuição na formação da consciência coletiva do povo brasileiro.

Suzana Tatagiba
Presidente do Sindijornalistas-ES

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções