Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
27/02/2007
Compra das rádios e TV Guaíba pela Record gera preocupação
 

Confirmada na Quarta-feira de Cinzas (21), a venda para a Rede Record de três veículos do grupo gaúcho de comunicação Sistema Guaíba/Correio do Povo (a TV e as Rádios Guaíba AM e FM) preocupa os profissionais de imprensa. Em nota oficial, o Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul condenou a transação e está solicitando uma reunião com a direção da Record para esclarecer como se dará o processo de implantação da Rede no Estado.

Segundo informações que circularam na imprensa gaúcha e nacional, a negociação não envolve o jornal Correio do Povo e os veículos on-line do sistema Guaíba. Algumas das preocupações quanto ao controle da TV e das duas emissoras de rádio passarem para o grupo do bispo Edir Macedo - um dos dirigentes da Igreja Universal do Reino de Deus - referem-se à possibilidade de redução da programação local e a possíveis demissões, uma vez que outra TV gaúcha, a Pampa, é atualmente a retransmissora da Rede Record, com os contratos vencendo em 2008 para a região de Porto Alegre e em 2009 para outras regiões do Rio Grande do Sul.

R$ 100 milhões

Avaliada em R$ 100 milhões, a negociação foi questionada pelo Sindicato dos Jornalistas do RS. "Todos sabem que a operação de emissoras de rádio e TV depende de concessão pública definida e delimitada em lei federal. Se, por qualquer razão, o permissionário não está mais interessado em operar, deve devolver sua licença ao Ministério das Comunicações e negociar apenas o patrimônio físico - prédios e equipamentos", registra a nota emitida pelo Sindicato.

Cumplicidade

A entidade declarou ainda que "neste caso, como em todos os "negócios" que ocorrem no Brasil, os donos da mídia privada vendem as concessões públicas com toda a liberdade e cumplicidade do Governo Federal".

Sigilo

Diante da falta de informações públicas sobre a negociação e seus desdobramentos, o Sindicato dos Jornalistas do RS lançou vários questionamentos sobre possíveis impactos nos postos de trabalho dos jornalistas e radialistas que atuam nas emissoras envolvidas no negócio e quer uma reunião com a direção da Rede Record.

Fonte: Sindicato dos Jornalistas do RS

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções