Acontece nesta sexta-feira (16/03), às 19h00, na sede da Associação Brasileira de Imprensa, o ato "Delanne, um ano de tortura social", com o objetivo de cobrar das autoridades fluminenses o esclarecimento sobre o desaparecimento do jornalista, escritor e professor Roberto Delane, ocorrido no ano passado no bairro de Santa Lúcia, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Além da ABI apóiam o ato várias instituições, entre as quais o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Negros (Comdedine-Rio), a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB-Leste 1), a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro, o Grupo Tortura Nunca Mais e o Memória Lélia Gonzalez, que durante o ano de 2006 integrou, juntamente com a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (Cojira-Rio/SJPMRJ), o "GT Delanne", que levou o caso ao conhecimento do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
Roberto Delanne fundou vários movimentos de direitos do negro, era professor de ética e cidadania, trabalhou na Cruz Vermelha Internacional, no Egito e em Angola. Morava em Santa Lúcia, no município de Duque de Caxias (RJ), onde foi visto pela última vez no dia 16 de março de 2006. De acordo com a ocorrência registrada na 62ª DP, uma testemunha afirma que viu o jornalista na noite do seu desaparecimento e que ele teria dito que ia ao Centro de Tradições Nordestinas, no bairro de São Cristóvão, no Rio.
O drama deste desaparecimento foi registrado no livro "Sacopã - Bandeira / Herzog / Dellane - No túmulo da Cidadania", da editora Condão, do jornalista e escritor Adriano Barbosa, lançado em 2006. Segundo o editor do livro, André Moreau, é a primeira vez que uma obra literária menciona o desaparecimento do professor e ativista negro Roberto Delanne.
O ato público será na Sala Belisário de Souza, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (Rua Araújo Porto Alegre, 71, 7º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ), às 19h00 horas.
Fonte: Sindicato dos Jornalistas no Município do Rio de Janeiro