Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
26/04/2007
Pará: Jornalista indiciado depõe em inquérito
 

O jornalista Nyelsen Martins depôs ontem, quarta-feira, 25, no inquérito policial que responde no município de Anapu, no Oeste Paraense. Ele é acusado de calúnia por ter entrevistado um pistoleiro confesso daquela região. A matéria alvo da questão foi ao ar no dia 22 de janeiro deste ano, no Jornal SBT Brasil. A diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) acompanhou o depoimento, que ocorreu no Departamento de Polícia do Interior (DPI), em Belém.

O delegado que preside o inquérito, Lindoval Borges, foi quem colheu o depoimento, que teve 02h30 de duração. Ele recusou-se a dar entrevistas. Ninguém na Superintendência da Polícia Civil quis falar sobre o procedimento aberto contra o repórter, sequer para explicar porque o jornalista está sendo investigado ao invés da denúncia trazida pela matéria.

O inquérito é considerado uma retaliação ao trabalho jornalístico e uma afronta à Liberdade de Imprensa, em nota oficial da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e do Sinjor-PA, lançada na semana passada, bem como por uma moção aprovada na Assembléia Legislativa do Estado, na última terça-feira, 24. A moção foi proposta pela deputada Regina Barata (PT). A nota oficial e a moção cobram providências da Superintendência da Polícia Civil, das Secretarias de Segurança Pública e Justiça e do Governo do Estado.

O pistoleiro Valdivino Farias da Abadia, que, na gravação afirma cobrar R$ 30 mil para expulsar sem-terras de fazendas à bala, inclusive com apoio policial, passou a alegar no inquérito que é portador de transtornos mentais. O advogado do SBT, Francisco Brasil Monteiro Filho, está bastante otimista quanto à prova da inocência do jornalista. Segundo ele, Nyelsen está amparado de farta documentação e, ainda, o inquérito reúne falhas em sua condução.

Fonte: Sindicato do Pará

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções