A Chapa de oposição "Luta, Fenaj!" que disputará as eleições da entidade nos próximos dias 16, 17 e 18 de julho, encaminhou manifestação à redação do "O Jornalista" cobrando punição para os assassinos de Barbon. Veja a Nota abaixo:
PUNIR OS ASSASSINOS DE BARBON
A Chapa "Luta, Fenaj!" vem a público exigir das autoridades policiais imediatas e efetivas providências para que seja rapidamente esclarecida a autoria do assassinato do jornalista Luiz Carlos Barbon Filho, ocorrido na cidade paulista de Porto Ferreira no sábado, 5/5. Barbon Filho foi peça-chave no desvendamento de uma quadrilha formada por empresários, vereadores e outras figuras graúdas da política local, que criaram uma rede de prostituição infantil naquela cidade.
O trabalho de investigação de Barbon Filho permitiu que o caso viesse a público, em 2003, e os aliciadores de jovens fossem descobertos, condenados e presos (embora por pouco tempo). Seu assassinato não pode permanecer impune. Seus executores e mandantes precisam ser identificados e exemplarmente punidos, para que não haja desmoralização da Justiça.
Espera-se que a Fenaj acompanhe este caso até sua apuração final, entendendo a sua importância simbólica e prática para milhares de jornalistas brasileiros, que não raramente enfrentam pressões, perseguições e ameaças ao desempenhar com dignidade seu trabalho cotidiano.
Chapa "Luta, Fenaj!"