Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
14/05/2007
Negros e índios são minoria entre jornalistas das TVs públicas
 

Apresentadores e jornalistas negros e índios são minoria nas emissoras públicas. Uma pesquisa da Fundação Palmares aponta que mais de 90% desses postos são ocupados por pessoas com padrões estéticos arianos. Foram avaliadas durante uma semana a programação da TV Cultura, da TVE Rede Brasil e da TV Nacional.

O autor do estudo, o cineasta Joel Zito Araújo, acredita que a não representação do negro e do indígena nas telas brasileiras implica perda da auto-estima por parte dessa população, que não se enxerga dentro dos "padrões" de beleza. "A criança negra ou de origem indígena, quanto vê televisão não observa a sua cara. Assim, quando se olha no espelho se identifica como algo não valorizado pela estética", explicou o cineasta.

A diretora da TVE Rede Brasil, Beth Carmona disse que a pesquisa aponta reflexos de problemas existentes no país e com os quais a emissora tem se preocupado. "Temos como principal âncora de um telejornal uma mulher negra", comentou. Para ela, a presença de alguns negros e índios nos postos com maior visibilidade "já é um passo a frente".

Da direção da TV Cultura de São Paulo, Marco Antônio Coelho, lamentou a falta de representação do negro pelas televisões públicas. Ele destacou que a emissora se empenhará em corrigir o problema, "que também depende da formação de profissionais qualificados". Para ele, o alerta da pesquisa é importante "porque força a gente a pensar sobre o assunto no dia-a-dia".

Para Araújo, as emissoras públicas precisam se comprometer com o tema e "abrir as portas para os talentos negros, que não faltam no mercado". Na opinião do cineasta, programas televisivos com foco na cultura negra feitos por brancos, já seriam um avanço.

"No momento que a criança negra enxergar perspectivas de vida na televisão vai ter como meta de vida chegar até lá e não apenas ter no futebol uma possibilidade de ascensão social", critica.

A pesquisa Onde está o Negro na TV Pública foi divulgada no 1º Fórum Nacional de TVs Públicas esta semana em Brasília. Marcaram os debates do evento modelos para a televisão pública no cenário da comunicação contemporânea.

Texto de Isabela Vieira -Repórter da Agência Brasil

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções