A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) convoca os colegas para a Jornada Nacional de Lutas contra a Emenda 3 e medidas que retirem direitos dos trabalhadores, a ser realizada nesta quarta-feira, 23 de maio. A FENAJ orientou seus diretores e os Sindicatos de Jornalistas a engrossarem as mobilizações preparadas por centrais sindicais e movimentos sociais e convoca a categoria a participar do movimento.
Lenha na Fogueira
A proposta de substitutivo à Emenda 3, aliada a propostas como a limitação de aumentos e do direito de greve aos funcionários públicos, anunciadas por membros do governo Lula, "botaram lenha na fogueira" do sindicalismo e dos movimentos sociais brasileiros, que já mostravam insatisfação com as possíveis reformas sindical, trabalhista e universitária que estão em debate.

Foto: Fabio Pozzebom/ABr
Em todo o País estão programadas mobilizações e paralisações de diversas categoriais que estão descontentes com as posições do governo federal e com a movimentação do empresariado de diversos setores, inclusive o de comunicação, no sentido de buscar reduzir direitos dos trabalhadores.
Em São Paulo, estão previstas paralisações e manifestações em diversas cidades. Em Curitiba, a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná, Aniela Almeida, fará um pronunciamento no Plenário da Assembléia Legislativa, durante a sessão de hoje, a partir das 14h30, defendendo a posição dos jornalistas em favor da manutenção do veto presidencial à Emenda 3.