Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
29/05/2007
Eleições FENAJ: Chapas divergem sobre Conselho Federal
 

O Jornalista encaminhou dez perguntas às duas chapas que disputarão as próximas eleições da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). As perguntas enviadas à Chapa 1 - “Orgulho de ser FENAJ e Chapa 2 – “Luta FENAJ, versam sobre a obrigatoriedade do diploma, precarização, diferenças entre as duas concorrentes, violência contra jornalistas, Conselho Federal de Jornalismo, estágio, ampliação do mercado de trabalho, setor público, postura em relação ao governo Lula e à chapa adversária.

A quinta pergunta versou sobre o Conselho Federal de Jornalismo.

Pergunta 5 - Conselho Federal de Jornalismo
Qual a posição da Chapa em relação ao Conselho Federal de Jornalismo?

Resposta da Chapa 1 - “Orgulho de ser FENAJ”

A chapa 1 tem orgulho de defender a proposta de criação do Conselho Federal dos Jornalistas (CFJ). Vivemos uma situação esdrúxula: temos uma profissão regulamentada por lei e não temos como fazer valer essa regulamentação. Somente a criação do CFJ vai resolver esse problema que se arrasta há décadas e que tantos prejuízos tem causado à categoria.

Em todo o país temos situações de desrespeito à regulamentação da nossa profissão e, na prática, não podemos fazer nada. Os Sindicatos denunciam os casos às Delegacias Regionais do Trabalho (DRTs), que efetivamente não têm capacidade operacional para atender os pedidos de fiscalização encaminhados pelos Sindicatos.

Defendemos a criação do CFJ com a convicção de que ele será um órgão defesa da categoria e do jornalismo. O CFJ não terá a função de censurar a mídia, como querem fazer crer as empresas de comunicação. Sua função será a fiscalizar a regulamentação da profissão e garantir a ética no jornalismo. Isso nada tem a ver com atentado à liberdade de imprensa ou de expressão. Ao contrário. O CFJ será um defensor da liberdade de imprensa e de expressão, denunciando os casos de censura praticados pelos empresários da comunicação. Nesse sentido, não terá somente um caráter corporativo, mas desempenhará um importante papel social.

Achamos estranho que muitos jornalistas ainda não defendam a criação do CFJ, porque ele certamente será a garantia da autonomia de organização da categoria, da defesa das prerrogativas dos jornalistas e dos princípios éticos da profissão. Alguém é contra isso? Aliás, as pessoas geralmente estranham muito o fato de os jornalistas não terem seu conselho profissional e estanham mais ainda verem jornalistas se manifestando contra a criação do CFJ.

Resposta da Chapa 2 – “Luta FENAJ”

Defendemos a realização, entre a categoria, de um Plebiscito sobre o Conselho Federal de Jornalistas (CFJ), para aferir a vontade majoritária dos jornalistas brasileiros com relação a este tema, tendo como pressuposto um amplo debate preliminar - no qual a Fenaj garantirá às diferentes posições em disputa iguais condições de divulgação e defesa.

Embora a direção atual da Fenaj tenha submetido a idéia do CFJ aos congressos da categoria, é evidente que a grande maioria dos jornalistas brasileiros não conhece suficientemente a proposta, e menos ainda sua versão atual, muito diferente da original.

À exceção de um grupo de dirigentes sindicais, a proposta de criação do CFJ não chegou a conquistar a adesão da própria categoria. Uma consulta realizada pelo Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal demonstrou que os jornalistas de Brasília rejeitaram o CFJ. Manifestaram-se contra a proposta 57% dos jornalistas que votaram, nesse que é um dos maiores mercados de trabalho do país. Isso demonstra que a idéia do CFJ, para ser representativa, precisa passar por um amplo processo de debates e consultas aos jornalistas em todos os pontos do Brasil, tanto nos locais de trabalho como nas faculdades.

Nossa proposta é realizar um Plebiscito na categoria, que contará com três perguntas: "Você aprova a criação de um Conselho Federal de Jornalistas?", "O Conselho Federal de Jornalistas deve ser uma luta principal da Fenaj?", "Você aprova a proposta Fenaj-OAB?".

A vontade dos jornalistas será acatada pela direção da Fenaj.

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções