O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), César Britto, disse há pouco, no Seminário preparatório para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que enquanto nos sistemas autoritários existe o medo da censura, no sistema democrático há o temor da manipulação de informações a serviço de interesses que nem sempre são identificados.
Para o presidente da OAB, apesar de o Brasil ter uma infra-estrutura de telecomunicações de Primeiro Mundo, há uma excessiva concentração de poder, que é incompatível com a ética e a transparência necessárias ao estado democrático de direito.
Concentração X Cidadania
César Britto afirmou durante o seminário preparatório, que o fato de nove grupos controlarem 85% das informações que circulam pelos meios de comunicação atenta contra a cidadania e os direitos humanos.
O seminário é promovido pelas comissões de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados; e de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. O debate está sendo realizado no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.
Fonte: Agência Câmara