Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
23/06/2007
Comunicação é serviço público e não comércio, diz professor
 

A criação de uma rede de TVs públicas, como está em estudo pelo governo, não resolve o problema da comunicação no país, para o diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), Murilo Cézar Ramos. O principal desafio do governo, segundo Ramos, é mostrar ao país que “toda comunicação é pública”.

“Mesmo um jornal ou TV privado tem obrigações públicas”, defendeu, durante o Encontro Nacional de Comunicação, realizado ontem (22), na Câmara dos Deputados. Segundo o professor, pelo fato de ser uma concessão pública, as empresas privadas devem atender ao interesse público. “O direito do uso da transmissão de rádio ou TV é do Estado, porque é um serviço que o Estado deveria prestar, mas está delegando a um particular”.

Gervásio Baptista/Abr
O coordenador do Laboratório de Pesquisa em Comunicação da Universidade de Brasília, Murilo Ramos, fala no Encontro de Comunicação, na Câmara dos Deputados, preparatório à Conferência Nacional sobre o tema. À direita, a deputada Luiza Erundina

Esses serviços devem ser prestados, pelas empresas privadas, dentro de “critérios visando o interesse público, com noção clara de direitos e deveres”. Segundo ele, esse critério não é respeitado atualmente. “O serviço de rádio e TV tornou-se apenas comercial, só tem direitos e não tem deveres”.

Além da fiscalização do Estado sobre veículos privados, os participantes do encontro também defenderam o controle da sociedade sobre a comunicação do governo. "Devemos democratizar sim, a começar pelo público, com transparência de custos, de estrutura de pessoal e de conteúdo", afirmou Eugenio Bucci, ex-presidente da Radiobrás. "Comunicação pública não é assunto para ser decidido pela administração direta. Não pode, nem cabe ao governo definir pauta e conteúdo", defendeu

Fonte: Agência Brasil

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções