O Congo não é aqui! O Comitê Olímpico Americano (USOC - sigla em inglês) decidiu retirar da sua delegação nos Jogos Pan-Americanos 2007, o gerente de imprensa, Kevin Neuendorf, por causa da polêmica frase "Welcome to the Congo!" (Bem-vindo ao Congo!), num dos quadros da sala que o USOC ocupa no Riocentro, Rio de Janeiro (RJ), no Centro Principal de Imprensa dos Jogos.
Neuendorf escreveu a frase em um dos quadros da sala alugada para operações de imprensa do USOC no Riocentro. A foto do gerente trabalhando ao lado da inscrição foi publicada pelo "O GLOBO" de ontem (07), sábado.
O USOC divulgou um comunicado com um pedido oficial de desculpas ao CO-Rio, no qual comunicou o desligamento de Kevin Neuendorf da delegação.
O chefe de missão da delegação dos Estados Unidos, Steve Roush, também apresentou pessoalmente um pedido de desculpas ao secretário-geral do CO-Rio, Carlos Roberto Osório, em nome de toda a delegação americana pelo episódio.
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) não quis se manifestar sobre o assunto. Antes do pedido de desculpas, Carlos Roberto Osório também evitou alimentar a polêmica:
- O Comitê Organizador não comenta posturas particulares ou qualquer tipo de posicionamento dos comitês nacionais, mas o Comitê Olímpico Americano está recebendo atendimento condizente com o dos outros comitês nacionais - afirmou o dirigente.
Leia abaixo o pedido de desculpas dos norte-americanos:
Declaração do Comitê Olímpico dos EUA
"O Comitê Olímpico dos EUA manifesta suas mais profundas desculpas ao povo do Brasil e do Rio de Janeiro pelas lamentáveis ações que foram retratadas em uma fotografia e uma reportagem na edição deste sábado de O Globo. Os atos descritos em O Globo são totalmente inconsistentes com as expectativas que temos para cada membro de nossa delegação e não serão tolerados. Assim sendo, o indivíduo envolvido no incidente foi punido e não mais faz parte da delegação dos EUA nos XV Jogos Pan-Americanos.
"Nossas desculpas também foram extendidas pessoalmente à direção do Comitê Olímpico Brasileiro, ao CO-Rio, à Odepa e ao Prefeito do Rio de Janeiro.
"Estamos honrados em sermos recebidos no Brasil e antecipamos uma edição espetacular dos Jogos Pan-Americanos. É com grande gratidão que extendemos o nosso obrigado ao Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos e seus milhares de voluntários por seu empenho para receber nossa delegação e organizar esse evento maravilhoso."