Muito embora o resultado oficial da eleição para a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) não tenha sido divulgado, Sérgio Murillo de Andrade está virtualmente reeleito para a presidência da entidade. A Chapa 1, encabeçada por ele, recebeu cerca de 60% dos votos dos jornalistas brasileiros. Ele falou ao "O Jornalista", na tarde de hoje (19), como presidente virtualmente reeleito da Federação.
Caminho certo
"O resultado da eleição confirmou que estamos no caminho certo, ao defender a regulamentação da nossa profissão, um Conselho Federal, melhores condições de trabalho e renda e a democratização da comunicação no Brasil", declarou Sérgio Murillo.
Audiência
Para o presidente reeleito da FENAJ, as urnas deram também um outro recado: "o discurso derrotista da oposição mostrou que não tem audiência". Murillo afirmou ainda, que a campanha desenvolvida pela oposição mostrou-se equivocada ao reforçar argumentos dos que militam contra a regulamentação da profissão de jornalista no Brasil.
Os votos na chapa de oposição só conseguiram superar os da chapa de situação em quatro bases eleitorais: Brasília, Maranhão, Rio Grande de Norte e Sergipe. Em todas as outras, a vitória foi da Chapa Orgulho de Ser FENAJ. Uma das mais expressivas votações, na chapa de situação, ocorreu em Pernambuco, com a preferência de 92,54% dos votos válidos.
Congresso
Sérgio Murillo adiantou que, a curto prazo, a FENAJ pretende concentrar esforços para a realização do Congresso Nacional Extraordinário dos Jornalistas, em Vitória (ES), nos próximos dias 3, 4 e 5 de agosto, onde será debatido e votado o novo Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.