Morreu na manhã da última sexta-feira (20), em Brasília, o jornalista Ismar Cardona Machado (64), assessor especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Cardona estava internado há cerca de dois meses, em estado de coma, vítima de câncer no pulmão. Seu corpo foi sepultado no Rio de Janeiro (RJ).
Gaúcho de Passo Fundo, Ismar Cardona se formou pela Escola de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1964. Especialista em assuntos econômicos, começou a carreira no Jornalismo como estagiário do Jornal do Commercio (RJ) e das revistas Manchete e Fatos & Fotos.
Entre as inúmeras funções exercidas ao longo de sua carreira, foi redator do Diário Carioca, repórter da sucursal da Folha de São Paulo, no Rio de Janeiro; coordenador nacional do Repórter Esso; repórter da revista Veja; editor de economia de O Globo (RJ); diretor-proprietário do jornal Indicador Rural (1982-90) e chefe da sucursal de O Globo em Brasília.
Ismar Cardona foi, ainda, editor de Economia, repórter especial e editor de Opinião do jornal Correio Braziliense e diretor de redação das sucursais da Gazeta Mercantil e do site Panorama Brasil, em Brasília. De 1997 a 1998, exerceu a função de assessor de Imprensa do Ministério da Saúde e, de 2003 a 2007, coordenou o setor de Comunicação Social do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.