Paralelamente ao processo eleitoral da FENAJ, seis Sindicatos de Jornalistas realizaram eleições para renovação de suas direções. No Rio Grande do Norte, a eleição do Sindicato foi no dia 13 de julho. Lá, a chapa de oposição venceu. A jornalista Maria Nelly Carlos é a nova presidente da entidade. A posse da nova diretoria será dia 31 de julho.
Acre
Com a participação de mais de 80% dos associados aptos, a eleição no Acre foi dia 18. A chapa única “Unidade”, encabeçada pelo jornalista e professor Marcos Vicentti teve amplo respaldo da categoria. Uma peculiaridade na eleição acreana foi que outra chapa se inscreveu, mas foi impugnada pela Comissão Eleitoral por não cumprir as exigências estatutárias da entidade.
Reeleição na Bahia
No caso baiano, a chapa 1, encabeçada pela atual presidente da entidade, Kardé Mourão, foi vitoriosa, com 169 votos. E a chapa 2 obteve 127 votos. A disputa entre as chapas, no entanto, fez com que a eleição tenha sido tumultuada, inclusive com a impugnação de uma urna, da cidade de Juazeiro. Ainda devem surgir recursos.
Os resultados na Bahia para a eleição na FENAJ não foram considerados pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN) em função de que não chegaram no prazo estabelecido. As duas chapas nacionais recorreram da decisão. “Tivemos 211 votos para a chapa Orgulho de ser FENAJ e 127 votos para a chapa Luta FENAJ”, conta Kardé. “Esperamos que a CEN considere nossas peculiaridades e a grande distância entre os municípios do interior, onde tivemos que transportar as urnas, e a capital, onde foi feita a apuração”, concluiu.
A renovação de direções sindicais dos jornalistas em 2007 prossegue. O Sindicato dos Jornalistas do Mato Grosso realiza eleições no dia 28 de agosto.
Para os resultados das eleições em outros estados, clique nos nos nomes que seguem: Ceará, Mato Grosso do Sul e Sergipe.
Fonte: FENAJ