O grupo Diários Associados fechou, ontem (23), em Minas Gerais, o jornal Diário da Tarde e demitiu 48 profissionais. Os colegas mineiros foram surpreendidos com a decisão e a demissão em massa.
Relato publicado no site do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais (SJMG) registra que “sem qualquer chance para se preparar para o golpe, ou buscar novos rumos, os profissionais foram chamados de uma hora para outra e comunicados que deveriam parar o trabalho, já iniciado naquela manhã de segunda-feira e retornar para casa, com duas cartas: a primeira anunciando a grande mudança do novo produto ‘Aqui’ e a outra de demissão”. O “Aqui” é o novo jornal dos Diários Associados, um tablóide com leads e fotografias.
Segundo o presidente em exercício do SJMG, Elian Guimarães de Oliveira, a posição dos Diários Associados foi premeditada e cruel. “Eles negaram até o último momento que pudesse acontecer qualquer mudança brusca e protelaram a assinatura do acordo na campanha salarial para evitar a estabilidade provisória de 3 meses”, disse, anunciando que o Sindicato e uma comissão de funcionários do Diário da Tarde buscará reverter o quadro de desespero no qual os trabalhadores foram deixados.
Diário do Comércio
Na próxima sexta-feira (27/07), às 10h30, haverá audiência na 22ª Junta de Conciliação e Julgamento da Justiça do Trabalho de Minas Gerais (rua Goitacazes, 1.474, BH) A direção do SJPMG está convocando todos os ex-funcionários do Diário do Comércio para participarem, pois na audiência serão definidas formas de pagamento de verbas rescisórias.
Fonte: FENAJ