Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
25/07/2007
Washington Novaes e a Terra Mágica Ameaçada
 

No último fim de semana, cerca de 300 Kuikuros da Aldeia Ipatse, no Xingu, fizeram uma festa para, entre outros motivos, assistir ao primeiro episódio da série de documentários Xingu – A Terra Ameaçada, do jornalista Washington Novaes, que já havia retratado a região em uma série de 11 documentários veiculada em 1985. Novaes voltou ao Xingu em 2005, para documentar as mudanças nos grupos de cinco povos que havia visitado – Kuikuro, Mentuktire, Panará (antes conhecidos como Kren-Akrore), Waurá e Yawalapiti.

Foto: Pedro Biondi/ABr

Em seu vídeo, com veiculação prevista para domingo (29), às 18h00, na TV Cultura de São Paulo, Novaes mostra a chegada da TV, das motos, dos tratores e dos poços artesianos. Contrapõe, também, o Kuarup de 2006 ao que havia presenciado em 1984, para as gravações de Xingu - A Terra Mágica. Na edição do ano passado, a festa de celebração dos mortos teve presença maciça de jornalistas, turistas e até lutadores trazidos pela rede pública britânica BBC para enfrentar os guerreiros locais na luta huka-huka.

Foto: Pedro Biondi/ABr

Jornal Nacional

O jornalista conta o que constatou: “Eles ainda têm aquele tempo que escorre mais devagar, mas com muitas transformações”. Em várias aldeias, diz, quase todas as casas têm antena parabólica, e quando têm combustível para o gerador os moradores vêem Jornal Nacional, novela, jogo de futebol... Além disso, acrescenta, os jovens gostam de dançar forró e de jogar bola.

O poder da grana

O jornalista Washington Novaes destaca a circulação de dinheiro nas comunidades, como o grande fator de perturbação no cotidiano do Parque Indígena do Xingu. Ele alerta que existe um conflito enunciado, ainda sem desfecho, entre as novas e as antigas gerações. Para ter as tecnologias e produtos dos brancos, foi preciso produzir dinheiro – fazendo apresentações fora, recebendo direitos de filmagem ou vendendo adornos.

“Os velhos dizem que os jovens não querem mais viver do modo tradicional. Querem passar o tempo inteiro fazendo artesanato, e não vão, por exemplo, cultivar as roças para produzir comida. E não querem aprender os cantos, as danças relacionadas ao mundo dos espíritos”, observa. Ele lembra também que, agora, muitos velhos recebem aposentadoria.

Fonte: Agência Brasil

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções