A Comissão Eleitoral Nacional homologou, quinta-feira (26/07), o resultado das eleições da FENAJ e da Comissão Nacional de Ética. Com a aprovação de três recursos, os números finais sofreram alterações que, no entanto, não mudaram o quadro da eleição tanto para a diretoria da Federação quanto para a Comissão Nacional de Ética. Os eleitos assumirão em solenidade de posse que acontecerá no dia 3 de agosto, a partir das 19h00 , no Hotel Bristol Century Plaza, avenida Dante Michelini, 435, Praia de Camburi, em Vitória, ES, na abertura do Congresso Extraordinário dos Jornalistas.
As chapas Orgulho de ser FENAJ, Luta FENAJ e a direção do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro haviam encaminhado recurso para que a CEN reconsiderasse a decisão de não computar os resultados da eleição nos estados do Rio de Janeiro e Bahia. Dando provimento aos recursos, foram acrescentados, na apuração geral, 53 votos do Rio de Janeiro e 351 votos da Bahia.
Foram analisados, ainda, recurso questionando os resultados apurados no Maranhão. Constatou-se que houve uma grande diferença entre o número de aptos a votar declarado pelo Sindicato no dia 20 de abril (41), o número de sócios declarados aptos no ato da apuração (63) e o número de votantes (53). Amilton Vieira, presidente da CEN, explica que o voto de um jornalista que estava em trânsito e votou em separado foi corretamente consignado em ata, mas que quanto aos 11 votos a mais em relação ao número de aptos declarado inicialmente os procedimentos de coleta foram incorretos. Em função disto, o resultado da apuração no Maranhão foi desconsiderado.
5.429 Votantes
Após a análise dos recursos, os números finais registraram a participação de 5.429 votantes, sendo que a Chapa 1 obteve 3.823 votos e a Chapa 2 teve 1.362 votos. Houve, ainda, 133 votos nulos e 111 em branco.
Com a homologação do resultado, a chapa 1, Orgulho de ser FENAJ, foi oficialmente declarada eleita, como também os integrantes da Comissão Nacional de Ética: Armando Rollemberg (2.973 votos), Washington Mello (2.610 votos), Carmem Lúcia Pereira (2.649 votos), Regina Deliberai (2.487 votos) e Rossini Barreira (2.494 votos).
Fonte: FENAJ