As eleições para a direção do Sindicato dos Jornalistas em São Luís, no Maranhão, acontecem nesta sexta-feira (17), das 09h30 às 23h00. A Chapa de oposição à atual diretoria, Vamos Precisar de Todo Mundo, ingressou com ação na Justiça do Trabalho para suspender o atual processo eleitoral. A decisão foi concedida em caráter liminar. Porém, o presidente do Sindicato, Leonardo Monteiro, ingressou com mandado de segurança e conseguiu suspender os efeitos da decisão temporariamente. O processo está em andamento e a decisão final só virá quando for julgado o mérito da ação.
Duas chapas disputam a direção da entidade: A chapa 1 - Bom Caráter, de situação, encabeçada por Leonardo Monteiro e a de oposição, chapa 2 - Vamos Precisar de Todo Mundo, que tem como liderança a jornalista Edvânia Kátia.
O atual presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Luís, Leonardo Monteiro, está há mais de duas décadas na direção da entidade. O estatuto do Sindicato não prevê a formação de uma comissão eleitoral e ainda afirma que todas as deliberações deverão ser tomadas pelo presidente da entidade.
Repercussão Nacional
A disputa eleitoral em São Luís repercute por todo o País. A jornalista Edvânia Kátia, que encabeça a chapa de oposição, tem recebido apoio e solidariedade de colegas de todo o País. Entre as manifestações, três moções de apoio: dos jornalistas eleitos para o Congresso Extraordinário da Fenaj, realizado recentemente em Vitória; dos assessores de comunicação do Poder Judiciário e Ministério Público e do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina.
Edvânia Kátia é atual diretora de Relações Institucionais da Federação Nacional dos Jornalistas, ex-presidente da Associação Maranhense de Imprensa e do Fórum Nacional de Comunicação da Justiça, formado por assessores de comunicação do Poder Judiciário e Ministério Público.