Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
17/08/2007
Apontado como laranja, Tito Uchôa diz aceitar acareação
 

Tito Uchôa, o homem apontado pela revista Veja como o primo do presidente do Senado, Renan Calheiros, que teria servido de "laranja" do parlamentar para a compra de duas rádios e um jornal em Alagoas, esteve na manhã desta sexta-feira (17), no gabinete do corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP). Uchôa, que estava justamente sendo procurado por Tuma em Maceió na manhã de hoje, deixou uma carta ao corregedor, colocando-se à disposição para uma acareação com o usineiro João Lyra. Este último afirmou a Tuma ontem (16) ter sido sócio de Renan nas emissoras de comunicação que foram registradas em nome de Uchôa.

Na carta, Tito afirma que tomou conhecimento das "descabidas acusações" de Lyra envolvendo o seu nome e que, se for convocado para prestar depoimento e ser acareado com o usineiro, comparecerá "com imenso prazer".

Por telefone, Tuma, que se surpreendeu ao saber que Uchôa estava em seu gabinete, afirmou que pretende ouvi-lo e, se possível, fazer a acareação para dirimir pontos conflituosos no depoimento de João Lyra.

Foto: Jane de Araújo - Agência Senado

- Resta saber se o depoimento seria perante a corregedoria ou o Conselho de Ética, mas, com certeza, será necessário ouvir o Uchôa, para saber a versão dele do caso - explicou Tuma à Agência Senado, nesta sexta, por telefone.

Tuma lembrou ainda que João Lyra deixou claro que não gostaria de vir a Brasília para depor no Senado, alegando constrangimento, já que a instituição é presidida por Renan Calheiros. No entanto, para o senador pelo DEM, é fundamental a acareação entre Lyra e Uchôa.

- Vamos tentar convencê-lo (João Lyra) a vir a Brasília - disse Tuma, para quem seria melhor que a acareação fosse feita no Senado.

Foto: Leopoldo Silva - Agência Senado

A Mesa do Senado decidiu ontem (16) encaminhar ao Conselho de Éticae Decoro Parlamentar representação protocolada pelo DEM e pelo PSDB contra Renan por quebra de decoro parlamentar. Os dois partidos querem que o colegiado investigue a denúncia da revista Veja de que Renan teria comprado, em parceria com o ex-senador e usineiro João Lyra, mas registrado em nome de terceiros, duas emissoras de rádio e um jornal em Alagoas.

Fonte: Agência Senado

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções