A Secretaria de Comunicação Social do Supremo Tribunal Federal (STF) garantiu em Nota Oficial, divulgada hoje (23/08), que o trabalho da imprensa não sofrerá nenhum tipo de restrição e o livre acesso dos fotógrafos está garantido.
A matéria de capa do jornal O Globo do hoje (23/08), "Ministros do STF combinam e antecipam voto por e-mail", gerou desconforto nos ministros do Supremo. A Secretaria de Comunicação do Tribunal chegou a divulgar a proibição da entrada de fotógrafos nas sessões de julgamento do Mensalão.
Privacidade
O Globo obteve fotos ampliadas das telas dos computadores dos ministros, que continham o conteúdo dos e-mails trocados entre eles, comentando o inquérito do Mensalão e suas impressões.
Confira abaixo a íntegra da nota do STF:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria de Comunicação Social do Supremo Tribunal Federal esclarece que a informação publicada na página de notícias do STF na noite de quarta-feira (22/8) a respeito do acesso dos fotógrafos ao Plenário da Corte foi um equívoco. Ao final do primeiro dia de julgamento do Inquérito 2245, cogitou-se restringir a entrada desses profissionais, uma vez que os intensos disparos dos flashes ao longo de todo o dia causaram incômodos aos ministros.
Enquanto o assunto era levado à avaliação da presidente do STF, ministra Ellen Gracie, um assessor da Coordenadoria de Imprensa publicou a nota precipitadamente. A decisão da ministra Ellen Gracie foi a de não autorizar nenhum tipo de restrição ao trabalho dos jornalistas e garantir o livre acesso dos fotógrafos, mantendo a transparência com que se realizam
todas as sessões do Supremo Tribunal Federal.
Brasília, 23 de agosto de 2007.
D. Kaiser
Secretário de Comunicação Social do
Supremo Tribunal Federal