Comandada pelo apresentador Serginho Groissman, acontece neste sábado (25) a abertura do 34º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, na ocasião serão conhecidos os premiados desta edição e, em seguida, a exposição será aberta ao público. O evento acontece a partir das 20 horas, no Armazém 7 do Parque Engenho Central, em Piracicaba/SP.

Diferente dos anos anteriores, os vencedores do Salão, que serão homenageados pela primeira vez com o troféu Zélio, não foram divulgados e serão conhecidos apenas durante a abertura. Outra novidade deste ano é que os vencedores de cada categoria receberão um prêmio de 5 mil reais e o ganhador do Zélio de Ouro receberá mais 10 mil reais, totalizando uma premiação de 15 mil reais ao grande vencedor. Há ainda o Prêmio Câmara Municipal, no valor de dois mil e quinhentos reais.
A mostra principal do Salão Internacional de Humor de Piracicaba reúne através de 273 desenhos o que há de melhor no mundo das artes gráficas, espalhados nas categorias cartuns, charges, caricaturas, tiras e a recém criada Vanguarda, escolhidos entre 1.703 trabalhos, vindos de 45 países.
Maria Ivete Araújo, diretora do Centro Nacional de Humor Gráfico há 28 anos, informa que este é a maior exposição de toda história do salão. Segundo o jornalista e escritor Ricardo Viveiros, presidente do 34º Salão, “esta edição bateu todos os recordes, seja no número de inscrições quanto países concorrentes e trabalhos selecionados”.
No encerramento do Salão, que culminará com a Semana das Crianças, acontece a premiação do 5º Salãozinho de Humor, no dia 14 de outubro.
Piracicaba fica localizada a 165 Km de São Paulo, com acesso pela Rodovia dos Bandeirantes, no Km 134 B, ou pela Anhanguera, no Km 120. O Parque Engenho Central fica na Avenida Maurice Allain, 454, às margens do Rio Piracicaba.