O presidente do 34º Salão Internacional de Humor, o jornalista Ricardo Viveiros, decidiu adiar a entrega do prêmio de R$ 5.000,00 e do troféu Zélio de Parata concedido ao cartunista Evaristo Daniel Rodrigues. O motivo foi a polêmica aberta pelo site Brazilcartoon, que destacou trabalho de Cau Gomez, selecionado no ano passado para o Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco.
"Se é igual ou parecido, ou se trata de uma imensa coincidência ou é um plágio, a decisão final cabe somente à Justiça", afirmou Viveiros ao ser informado da polêmica pela reportagem do Jornal de Piracicaba. Ele disse à reportagem do jornal, que aguarda uma posição de Gomez, para saber se o cartunista pretende entrar com uma ação contra o colega. "Se existe a dúvida, é melhor suspender a entrega do prêmio", declarou o presidente do Salão Internacional.
Segundo o Jornal de Piraciacaba, o cartunista Cau Gomez estranho a semelhança dos trabalhos, mas disse que não pretende acionar judicialmente o colega. Para ele, o júri deveria estar atento antes de conceder a premiação.
Já Evaristo Daniel Rodrigues negou a hipótese de plágio. "Acredito que não é a primeira vez e nem será a última vez que nós cartunistas vamos nos deparar com cincidências como essa, porque quem conhece um processo de criação sabe que fatos como este podem acontecer, principalmente com imagens-clichês, como canibal, saci, presidiário e pódio", afirmou ele, em e-mail encaminhado ao Jornal de Piracicaba.
Veja abaixo a polêmica lançada pelo site Brazilcartoon, que levou ao adiamento da premiação:

Fonte: JP e Brazilcartoon