Com o tema "Uma Nova Política para a Convergência Tecnológica e o Futuro das Comunicações”, de 17 a 19 de setembro acontecerá, em Brasília, a Conferência Nacional Preparatória de Comunicações. Além de seis ministros e de parlamentares, o evento, que está com inscrições abertas, contará, também, com representantes de outros países. Entidades e movimentos sociais como a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) confirmaram participação no evento.
A conferência é uma co-promoção das Comissões de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados e Senado Federal, Ministério das Comunicações e Agência Nacional de Telecomunicações. Nos dias 17 e 18 de setembro as atividades serão no auditório Nereu Ramos (Câmara dos Deputados), e no dia 19 no auditório Petrônio Portela (Senado Federal).
Uma polêmica entre o ministro das Comunicações, Hélio Costa e entidades e movimentos defensores da democratização da comunicação no Brasil instaurou-se há alguns meses. Os movimentos sociais propuseram ao governo federal a realização de uma Conferência Nacional de Comunicação nos mesmos moldes em que já são realizadas as de Saúde e Educação, com ampla participação da sociedade e precedidas de conferências municipais e regionais. Em seguida, Hélio Costa antecipou-se em propor e realizar uma conferência nacional, mas com caráter mais restrito e presença mais marcante do governo, parlamento federal e setor empresarial. É basicamente está a formatação do evento que será realizado.
Celso Schröder, vice-presidente da FENAJ e coordenador do FNDC, é um dos poucos representantes de movimentos sociais escalados como palestrante na Conferência Nacional Preparatória de Comunicações. Falará sobre os ajustes necessários na regulamentação para atender ao interesse da sociedade e os parâmetros constitucionais no painel 4, “A Radiodifusão: Rádio e TV Digital”, que acontecerá na manhã de 19 de setembro.
“Participaremos compreendendo esta conferência como evento realmente ‘preparatório’ para uma Conferência Nacional Democrática”, destaca Schröder. Para ele, este evento tem o importante papel de “qualificar o debate”, principalmente porque contará com representantes de órgãos reguladores de outros países.
A participação no evento é gratuita e as inscrições já podem ser feitas no site da Câmara, ou pelo telefone 0800 619 619 até o dia 17 de setembro. Para conhecer toda a programação, convidados, e acessar o formulário de inscrição, clique aqui.
Fonte: Fenaj