Apesar de diretores dos Sindicatos dos Jornalistas, dos Radialistas e representantes dos trabalhadores da Fundação Padre Anchieta terem encaminhado apelo ao presidente da Fundação, o jornalista Paulo Markun, solicitando o cancelamento das 65 demissões da RTV Cultura, anunciadas na segunda-feira (17). A direção respondeu que "infelizmente, não podemos revisar uma situação imposta pelo inadiável processo de reestruturação" da RTV Cultura.
Resposta: Não
O apelo a Markun foi feito em reunião realizada ontem (18/09), na sede da Fundação, em São Paulo. Leia abaixo a resposta do presidente da Fundação, aos apelos dos jornalistas e radialistas:
“À diretoria do Sindicato dos Radialistas e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Registramos o recebimento, hoje, do seu documento contendo um apelo pela suspensão dos cortes de pessoal realizadas nesta semana. Entendemos a sua preocupação com a questão funcional e agradecemos sua disposição em defender o patrimônio da Fundação Padre Anchieta.
Infelizmente, não podemos revisar uma situação imposta pelo inadiável processo de reestruturação desta instituição. Estas demissões obedecem à necessidade de reverter de forma permanente uma condição insustentável. Já no meu discurso de posse alertei para o desafio imposto pela situação financeira da Fundação e não descartei a necessidade de reduzir o quadro de funcionários. O diagnóstico realizado pela diretoria nestes primeiros três meses de gestão confirmou a necessidade do corte de custos e da diminuição de pessoal – realizada de forma criteriosa e procurando diminuir ao mínimo o impacto no nosso quadro de pessoal.
Nossa preocupação está refletida na carta que encaminhamos nesta segunda-feira, dia 17, a todos os funcionários da Fundação, que reproduzo a seguir:
“A todos os funcionários,
Nesta data, estamos desligando do nosso quadro funcional um número expressivo de profissionais, alguns deles com décadas de trabalho e dedicação à Fundação Padre Anchieta. Nunca é fácil enfrentar tal circunstância, especialmente no caso desta presidência que completa três meses de mandato – tempo aplicado na realização de um primeiro diagnóstico administrativo, bem como em mudanças no organograma e modelo de gestão.
Nosso objetivo é assegurar um futuro sólido para a instituição que completa 40 anos e tem, como seus acionistas, 41 milhões de paulistas que pagam impostos e contribuem com metade dos recursos utilizados em nosso custeio.
Acreditamos que estas medidas, duras e amargas, poderão ser melhor compreendidas e assimiladas nesta perspectiva”
Atenciosamente,
Paulo Markun,
Diretor-presidente
Fundação Padre Anchieta.´
Assembléia
Foi convocada para hoje uma assembléia conjunta de jornalistas e radialista na porta da RTV Cultura, às 13h30, para organizar a mobilização contra as demissões.
Fonte: SJSP