O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu à ABI (Associação Brasileira de Imprensa) que ninguém tomará a sua sede, o Edifício Herbert Moses, no Rio, como ameaça o Instituto Nacional do Seguro Social-INSS, no âmbito de uma ação executiva fiscal ajuizada no Tribunal Regional Federal do Estado do Rio, para cobrança de uma dívida que a ABI não reconhece nem como procedente, nem como legítima, nem como justa.A declaração do presidente foi feita na noite da última sexta-feira, dia 28, na Academia Brasileira de Letras, onde ele participou da sessão solene comemorativa dos 110 anos da Casa de Machado de Assis.
Ao cumprimentar o presidente assim que este deixou a mesa diretora da solenidade, o presidente da ABI, Maurício Azêdo, expôs-lhe a preocupação da Casa diante dessa ação executiva fiscal, em face do risco de que o INSS pretenda tomar a sede da entidade para cobrir o débito imputado à ABI. Embora assediado por dezenas de pessoas que desejavam cumprimentá-lo, Lula ouviu o relato com extremo interesse e foi incisivo: Ninguém vai tomar a sede da ABI. Não conseguiram tomar em outros momentos, em outras épocas, e não será agora que vão privar a ABI de sua sede.
O presidente recomendou à ABI que busque um contato com o Ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, para expor o problema e discutir soluções. Ele pôs no bolso o cartão de visitas que o presidente da ABI lhe estendeu e informou que vai determinar ao ministro Luiz Marinho que tome a iniciativa de promover uma reunião com a diretoria da ABI.
Sarney, “Em Cima”
Designado orador oficial da Academia na cerimônia dos 110 anos de fundação da Casa, na qual discursaram também o presidente da ABL, acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, o governador Sérgio Cabral e o presidente Luiz Inácio da Lula da Silva, o senador e acadêmico José Sarney expressou otimismo quanto à aprovação do Projeto de Lei do Senado nº 191 de 2006, de sua autoria, que concede isenção tributária e fiscal à Academia Brasileira de Letras, à ABI e ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e cancela débitos imputados a esse título às três instituições.
Fonte: ABI