O jornalista aposentado Manoel Victal, 70 anos de idade, que está realizando a sua segunda caminhada de São Paulo à Salvador, completou hoje o seu vigésimo primeiro dia com o pé na estrada. Ele está caminhando uma média de 30 km por dia pela rodovia BR-381 (Fernão Dias), que liga São Paulo à divisa do Espírito Santo, passando pelo sul de Minas e Belo Horizonte.
Victal diz que está a cada dia melhorando o seu condicionamento físico. Não teve até agora nenhum problema de saúde. "Não senti nem cãimbra", relatou ele ao "O Jornalista". O seu único problema é a mochila de mais de 10 quilos que carrega nas costas porque não tem um carro de apoio.
Divulgação
Victal já passou pela cidade de Oliveira e em Carmópolis de Minas. "Estou a 160 km de Belo Horizonte, onde deverei chegar na quinta ou sexta-feira próxima". Durante a caminhada, ele tem recebido apoio e solidariedade de caminhoneiros. O jornalista pretende ter um encontro com o governador mineiro Aécio Neves.
Victal iniciou em 1° de Outubro último, Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas, a sua segunda caminhada do marco zero da Praça da Sé de São Paulo para a Praça da Sé de Salvador (BA). Ele, nesta jornada, defende uma aposentadoria justa, digna e humana para todos os trabalhadores e o reflorestamento contra o aquecimento global.
Vamos colaborar!
Solicitamos dos colegas apoio, colaboração e atenção para a caminhada de Victal, principalmente quando ele estiver na Rodovia BR-116, que tem muitos trechos desabitados em território mineiro.