O jornalista aposentado Manoel Victal, 70 anos de idade, que está realizando a sua segunda caminhada solitária de São Paulo à Salvador, já chegou em Belo Horizonte (MG). O colega tem enfrentado várias dificuldades, principalmente a falta de recursos. Felizmente, seu estado de saúde é ótimo. "Meu condicionamento físico melhora a cada dia. Quanto mais ando percebo essa melhora. Não tive nenhum calo, nem cãimbra, mesmo caminhando uma média de 30 kms por dia", informa Victal após percorrer cerca de 600 Kms.
"Já estou praticamente a zero de dinheiro para continuar a jornada. Meus gastos são de R$ 100,00 por dia. Gastei reservas que eu tinha da aposentadoria e metade do meu 13º salário. As promessas de patrocínio acabaram não acontecendo. Eu tenho meu nome a zelar. A caminhada estava anunciada e eu não iria jamais fazer papelão. Promessa minha é dívida e saí nas condições em que saí", relata Manoel Victal.

"Ela está no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. parece que, por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei. para que serve, então, a utopia? Serve para isso: para caminhar." Eduardo Galeano
Vamos colaborar!
Solicitamos dos colegas apoio, colaboração e atenção para a caminhada de Victal, principalmente quando ele estiver na Rodovia BR-116, que tem muitos trechos desabitados em território mineiro. Para os que quiserem colaborar financeiramente com a caminhada do Victal, seguem abaixo os dados bancários deles:
Manoel Victal
Caixa Econômica Federal - Banco nº 104
Agência 1230
Conta Poupança: 013 - 00039728-3
CPF - 051 796 298-53
"Meu outros problemas são a falta de um celular que funcione no interior de Minas Gerais e o peso da mochila, cerca de 10 quilos. Um carro de apoio também faz falta para transportar o peso, água, me proporcionar segurança nas estradas e poder entrar nas cidades para pernoitar. Em alguns lugares tive que sair da estrada e caminhar 4, 6 e até 12 kms para encontrar uma pousada ou pensão", revelou o colega.
"Vou entrar dentro de poucos dias na BR-116 (Rio-Bahia) e vou correr muitos perigos, inclusive de vida, mas não volto atrás. Só não seguirei em frente se a morte me surpreender no caminho pelas mãos de assaltantes",
Victal iniciou em 1° de Outubro último, Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas, a sua segunda caminhada do marco zero da Praça da Sé de São Paulo para a Praça da Sé de Salvador (BA). Ele, nesta jornada, defende uma aposentadoria justa, digna e humana para todos os trabalhadores e o reflorestamento contra o aquecimento global.