O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí, presidido pelo vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas para o Nordeste, emitiu Nota de Repúdio ao senador Heráclito Fortes (DEM-PI) "pela maneira grosseira, prepotente e de censura ao exercício do jornalismo pelo jornalista Alisson Paixão, repórter do Portal 180graus". Veja abaixo a íntegra da manifestação da entidade sindical:
Nota de Repúdio
A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí vem a público condenar veementemente e manifestar o seu repúdio ao senador Heráclito Fortes (DEM-PI) pela maneira grosseira, prepotente e de censura ao exercício do jornalismo pelo jornalista Alisson Paixão, repórter do Portal 180graus. O parlamentar já é conhecido dos jornalistas por acumular vários atos de agressões e censura contra profissionais da imprensa. Os meios de comunicação, assim como os profissionais que neles atuam, têm o dever de informar ao cidadão com ética e responsabilidade social.
Cabe ao poder público e também aos veículos de comunicação, garantir o livre exercício da profissão aos jornalistas e aos comunicadores em geral e oferecer a estes respeito às ações profissionais, manifestando contra aqueles que agridem seus profissionais como foi o caso da atitude do Senador Heráclito Fortes. Afinal o parlamentar agiu de forma ríspida contra o repórter pelo simples fato de não ter sido elogiado em coluna que escreve no portal, mas criticado-o.
O Sindicato dos Jornalistas do Piauí está comunicando o fato à Federação Nacional dos Jornalistas, bem como aos demais sindicatos de jornalistas de todo o país e às organizações internacionais de combate à violência contra jornalistas, a fim de que conste em relatórios de Direitos Humanos.
Luiz Carlos de Oliveira, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí e vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ para o Nordeste.