Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
28/11/2007
Alagoas: Sindicato cobra concurso para as vagas de jornalista
 

Continuam as discussões sobre a extinção da Secretaria de Comunicação (Secom) e a criação de uma agência de Comunicação, propostas pelo governo de Alagoas. A diretoria do Sindicato dos Jornalistas negou que as reações ao projeto do governo tenham “arrefecido”, como disse à imprensa o secretário Wilmar Bandeira. “Não é verdade que as dificuldades foram superadas. Nós continuamos contrários à extinção da Secom.

"Os principais problemas no projeto do governo continuam, entre eles, a contratação de jornalistas sem concurso público para a Agência de Comunicação”, disse Carlos Roberto Pereira, presidente do Sindicato.

Além de jornalistas efetivos e concursados para a Secom/Agecom, onde o quadro de pessoal é inteiramente comissionado, o Sindicato dos Jornalistas cobra do governo a contratação de efetivos e concursados para os demais órgãos da administração, onde atuam mais de 40 comissionados (assessores de comunicação criados via Lei Delegada).

Ilegalidade

“Ou o governo cria a carreira de jornalista no Estado e prepara a realização de um concurso específico, ou chama os jornalistas aprovados no concurso de 2005, quando foram criadas vagas na Secretaria de Educação. O que não pode é continuar essa situação de ilegalidade, que o Palácio quer repetir no projeto da Agecom”, destaca Carlos Roberto.

Para o Sindicato, os ajustes anunciados pelo secretário de Comunicação no projeto de criação da Agecom são superficiais e não foram reivindicados pelos jornalistas. Um deles, segundo o jornal Gazeta de Alagoas do domingo, seria a vinculação da Agecom ao Gabinete do Governador e não mais ao Gabinete Civil, e o outro seria a manutenção do status de Secretário para o presidente da Agecom.

“Para nós, não importam os ajustes de cúpula. O que importa é a legalidade do processo, as conseqüências da extinção da Secretaria e, principalmente, o acesso dos jornalistas aos cargos. Esse acesso tem de ser por concurso público, permitindo oportunidade a todos, como determina a Constituição”, conclui o presidente Carlos Roberto.

Fonte: Sindicato de Alagoas

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções