O mundo está "dividido" sobre a liberdade de imprensa e o Brasil não é exceção. Uma nova sondagem para o serviço mundial da BBC sugere que a opinião do mundo divide-se no que diz respeito à importância da liberdade de imprensa. A pesquisa conduzida em 14 países revelou que 56% da população mundial pensa que a liberdade de imprensa é vital para uma sociedade livre.
Segundo a apuração, 40% é da opinião que a harmonia social e a paz são mais importantes, mesmo que signifique que os veículos de comunicação não sejam tão livres para divulgarem as notícias respeitando a verdade dos fatos.
O maior apoio da liberdade de imprensa teve lugar na América do Norte e na Europa Ocidental. Na Índia, Singapura e Rússia as pessoas colocam a estabilidade em primeiro lugar. Segundo a sondagem, o Brasil está divido (veja gráfico abaixo).
Sinal Amarelo
A sondagem, que ouviu cerca de 11 mil pessoas, faz soar um alerta no Brasil, ao sugerir que grande parte da população brasileira não vê na liberdade de imprensa um bem de vital importância.
De acordo com o economista internacional e conselheiro das Nações Unidas, Jeffrey Sachs, precisamos do jornalismo profissional mais do que nunca, para falar com precisão, perícia, responsabilidade e sensibilidade, dos assuntos que podem ajudar o mundo a evitar o abismo.
A sondagem faz parte de uma série de eventos que assinalam os 75 anos do Serviço Mundial da BBC

Fonte: BBC