O Instituto Verificador de Circulação (IVC) constata evolução de 11,8% na circulação dos jornais filiados à entidade no ano passado em comparação com a média registrada em 2006. Foi o quarto ano consecutivo em que o meio jornal apresentou alta. O aumento no ano passado foi cerca de 80% superior à alta de 6,5% registrada em 2006. Jornais filiados totalizam circulação diária de 4,1 milhões de exemplares
Em 2007, contribuiu para o bom desempenho a competitividade no mercado, que gerou reformulações gráficas e de conteúdo, segmentação com novos cadernos e lançamentos de promoções. A consolidação de jornais com preços mais acessíveis à população também foi fator determinante para o aumento de circulação. Além disso, o aumento da renda média e do consumo no País favoreceu os bons resultados do meio jornal, segundo o IVC.
Ainda de acordo com os números fechados pelo Instituto em 2007, verifica-se que diariamente circulam no Brasil 4.144.130 exemplares. Em 2006, a média de circulação diária de todo o meio jornal era de 3.705.849. Considerando os números totais de jornais existentes segundo a Associação Nacional de Jornais (ANJ), é importante destacar que o IVC audita cerca de 50% da circulação de jornais no Brasil, incluindo jornais de circulação paga, bem como títulos de distribuição gratuita no caso das publicações enquadradas às categorias de filiação já existentes.
Segundo o diretor-geral do IVC, Ricardo Costa, existe diferentes formas de emitir relatórios com informações do software do IVC. Por exemplo: dados anuais ou dados por mês, apenas com publicações ativas ou com todas elas etc ... "Portanto, podem ocorrer fotografias com diferentes ângulos do mesmo assunto. Diante de tantas possibilidades, após encerrar cada ano, a Assessoria de Comunicação do IVC emite um comunicado com o crescimento. Neste caso, divulgamos que foi 11,8% em 2007", esclareceu ao O Jornalista o diretor-geral do IVC.