O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) denunciou que o jornal A Tribuna de Santos demitiu, na semana passada, os repórteres fotográficos Edison Baraçal e Carlos Marques, ambos convalescentes. Baraçal está com dois dedos imobilizados, resultado de um acidente sofrido durante a execução de um trabalho para o Expresso Popular. Carlos Marques voltou ao trabalho em janeiro, após afastamento de seis meses provocado pela tuberculose.
Segundo a entidade sindical, a empresa não emitiu a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) no caso de Baraçal, o que garantiria estabilidade de 12 meses após o incidente. A diretoria regional de Santos do Sindicato afirma que emitirá o documento.
Edison Baraçal, segundo o Sindicato, ainda se recupera de acidente de trabalho sofrido em janeiro, quando fraturou dois dedos durante a execução de material fotográfico para o Expresso Popular. O experiente profissional que está prestes a completar 60 anos, já representou o Brasil em exposições fotográficas na China, na Bélgica e na França. Faltam apenas 15 meses para ele requerer sua aposentadoria.
Carlos Marques ainda se recupera de uma tuberculose que o afastou de suas funções por seis meses. Liberado pelos médicos para trabalhar no último mês de janeiro, o repórter fotográfico ainda deve prosseguir com tratamento médico pelos próximos seis meses, informou o Sindicato.
Fonte: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo