O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) suspendeu, a partir desta quinta-feira (21/02), o processo de autorização para a obtenção de registro profissional (MTb) de jornalistas de imagem (repórteres fotográficos, repórteres cinematográficos, ilustradores e diagramadores). A decisão foi tomada a partir de solicitação da Comissão de Registro e Fiscalização do Exercício Profissional (Corfep) da entidade que, em reunião realizada na quarta-feira (20/02), resolveu propor novos métodos de avaliação e rever a documentação que antes era pedida aos requerentes de registro para estas funções.
Os novos procedimentos para autorizar os registros serão submetidos ao 12º Congresso Estadual dos Jornalistas, que acontece nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho, em São José do Rio Preto. A partir da decisão do Congresso, o Sindicato retomará o encaminhamento dos processos.
A medida não é inédita no País. O Sindicato dos Jornalistas do Paraná também suspendeu o processo de autorização para emissão do MTb para estes profissionais em outubro do ano passado. Até este mês, a entidade paranaense também estava reavaliando o procedimento e informa que deverá retomar a emissão de autorizações em breve.
Cabe lembrar que a autorização para o registro de profissionais com diploma e m jornalismo continua sendo encaminhada pelo SJSP.
Fonte: SJSP