Os presidentes do Senado, Garibaldi Alves Filho, e da Câmara, Arlindo Chinaglia, decidiram adiar para a quinta-feira da próxima semana (dia 6), às 9h30, a sessão do Congresso destinada à análise de vetos presidenciais.
Essa sessão estava prevista para acontecer nesta quarta-feira (27), mas foi adiada devido à necessidade de a Comissão Mista de Orçamento votar o mais rapidamente possível a proposta orçamentária deste ano.
Garibaldi explicou que a comissão não pode funcionar ao mesmo tempo em que o plenário do Congresso. Segundo ele, a idéia é que a votação do Orçamento seja concluída nesta semana na comissão e também no plenário do Congresso.
Em as proposituras que serão analisadas está o veto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao Projeto de Lei do Senado nº 307, de 1995, que propõe a transferência, para a FENAJ e Sindicatos da categoria, dos procedimentos de pré-registro profissional dos jornalistas. Dirigentes da FENAJ buscam sensibilizar as lideranças para que retirem o projeto da pauta.
Aprovado no plenário do Senado em 30 de junho de 1999, o projeto, que previa a transferência de registros profissionais de jornalistas dos órgãos do Ministério do Trabalho para as entidades sindicais da categoria, foi integralmente vetado pelo então presidente FHC, no dia 20 de julho do mesmo ano. Desde então, aguarda um posicionamento final.
Fonte: Agência Câmara