Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
04/03/2008
RSF anuncia satisfação com retirada de projeto de senador
 

A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) emitiu hoje (04/03), um comunicado em português intitulado Senador Expedito Júnior retira projeto de lei que puniria “ataques contra a honra” pela Internet. No documento, a RSF afirma que "acolhe, com satisfação, a decisão tomada pelo Senador Expedito Júnior de retirar seu projeto de lei, apresentado em dezembro de 2007, que previa reforma do código penal, aumentando as penas de prisão para delitos de imprensa cometidos na Internet".

RSF afirma ainda que “as boas intenções nem sempre fazem leis adequadas. O senador Expedito Júnior teve razão de indignar-se contra o uso abusivo da Internet, que leva internautas sem escrúpulos a ofender a reputação de determinadas pessoas, incitar ao racismo e à homofobia ou alentar a pedofilia. Não duvidamos do apego do parlamentar à liberdade de imprensa e sua decisão é testemunho disso. Continuamos convictos de que essa liberdade sofreria entraves se o projeto de lei fosse votado".

Em carta aberta, publicada hoje jornal O Estado de São Paulo, o senador Expedito Júnior explicou que o objetivo de seu projeto de lei era impedir a proliferação, na Internet, de blogs e sites que têm por finalidade única “atacar a honra de outrem”. No entanto, o parlamentar reconheceu que a polêmica causada por seu texto o tinha convencido dos riscos de “interpretações equivocadas”.

O projeto de lei apresentado por Expedito Júnior ao Senado previa aumentar em um terço as penas de prisão para internautas culpados de “crimes contra a honra”. O texto do senador também visava a facilitar o acesso da Polícia à obtenção de provas, dando-lhe o poder de imprimir os textos incriminados para apresentá-los à Justiça como prova cabal. A polêmica acerca do projeto de lei havia levado Expedito Júnior a pedir audiência pública perante o Senado, pedido esse recusado pelo relator do texto, senador Eduardo Azeredo.

Fonte: RSF

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções