O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Espírito Santo (Sindijornalistas) denuncia que "o clima no ambiente de trabalho na TVE é de revolta. Os jornalistas estão insatisfeitos com a redução dos salários devido à retirada do adicional de 20% de insalubridade, que 90% dos trabalhadores recebiam. Além disso, estão vendo as vagas dos profissionais serem ocupadas por estagiários".
Segundo a entidade sindical, os trabalhadores defendem a realização de concurso público como solução para a falta de profissionais e o acúmulo de funções.
Fim do adicional
O adicional de insalubridade era pago há cinco anos, devido a um laudo técnico emitido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT), que atestava que os equipamentos emitiam uma radiação não ionizante que torna o ambiente insalubre. Um novo laudo elaborado pela Findes, pois fim ao adicional de insalubridade para uma parcela dos trabalhadores, provocando redução salarial.
A contratação excessiva de estagiários e a suspensão do adicional de 20% de insalubridade serão debatidas em reunião marcada para o próximo dia 25 de março, às 10 horas, com a comissão de servidores e representantes de três sindicatos: Sindipúblicos, Sindijornalistas e Sintertes.