No dia 7 de abril a ABI - Associação Brasileira de Imprensa completará um século de existência. Fundada no Rio de Janeiro, em 1908, a entidade veio a ter tamanha importância na vida da categoria e da vida nacional que o dia de sua fundação foi definido pela categoria como o Dia Nacional do Jornalista. Em 2005, o deputado federal Fernando Ferro (PT-PE) apresentou um projeto de lei oficializando a data, que tramita na Câmara dos Deputados.
"Nos últimos tempos, a categoria tem sofrido muitos golpes no que diz respeito a aspectos da regulamentação da profissão de jornalista. O mais grave refere-se à decisão judicial de abolir a exigência legal de formação superior e de diploma como condição para o exercício da profissão", afirma o deputado federal pernambucano demonstrando conhecimento dos problemas enfrentados pelos jornalistas brasileiros.
"A fixação em lei federal de um dia nacional dedicado aos jornalistas tem o objetivo de definir uma data uniforme para o País render homenagem a essa profissão, tão essencial à democracia e, ao mesmo tempo, tão dura e desgastante para os que a desempenham. A escolha do dia 7 de abril, além de atender ao desejo da categoria, é motivada pelo fato de que, nessa data, comemora-se o aniversário da ABI", justifica o deputado Ferro.