Cerca de 150 associados estiveram presentes hoje (07/04), na assembléia que aprovou quatro alterações no estatuto do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), todas referentes ao processo eleitoral da entidade, que passarão a valer já na próxima eleição, prevista para abril do próximo ano.
A primeira mudança refere-se a artigo que trata do número mínimo de diretores de base por Diretoria Regional na inscrição de chapas. Agora, o mínimo exigido é de três candidatos (antes, eram necessários, no mínimo, cinco).
Outra alteração diz respeito à composição da Comissão Eleitoral. Antes, o estatuto previa que ela seria composta a critério da assembléia que deflagra o processo eleitoral. Agora, a Comissão deve ser composta de maneira proporcional, a partir do resultado da votação de chapas apresentadas na assembléia, desde que cada uma delas consiga, no mínimo, 10% dos votos válidos.
Lista de Associados
Nova alteração no estatuto refere-se também ao fornecimento de lista de associados aptos a votar na eleição. De acordo com o aprovado na assembléia, a listagem deve trazer o nome, o local de trabalho de cada associado, quando houver, e a cidade onde está cadastrado.
A última alteração estatutária diz respeito à composição das mesas coletoras de votos, garantindo-se igual número de presidentes e mesários às chapas que disputam a eleição.
A assembléia foi convocada atendendo a pedido de grupo de jornalistas, que também reivindicava a alteração no que se refere à composição da diretoria. Este grupo de associados propunha a proporcionalidade na composição da direção da entidade, de acordo com os votos recebidos. No entanto, por ampla maioria, a proposta foi rejeitada na assembléia. Assim, permanece inalterado o artigo do Estatuto: a chapa com maior número de votos dirigirá o Sindicato.
Fonte: SJSP