A eleição para um terço do Conselho Deliberativo e para a totalidade do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), realizada na última sexta-feira, dia 25, apresentou um quórum emblemático, coincidente com a comemoração que a entidade faz desde o dia 1º deste mês: compareceram para votar exatamente 100 associados. Foi esse o mais baixo quórum registrado nas eleições da Casa do Jornalista nos últimos anos.
— Infelizmente — disse o presidente da ABI, Maurício Azêdo —, a correspondência que expedimos para o quadro social chegou muito em cima do dia da eleição, o que prejudicou enormemente a freqüência dos associados.
O presidente da ABI também afirmou que os feriados atrapalharam e lembrou do trauma causado pelo falecimento, na semana anterior, do jornalista Arthur Cantalice, que teve um infarto fulminante quando discursava na sessão do Conselho Deliberativo da ABI, no dia 15. A reunião foi suspensa para ser reiniciada somente dois dias depois, após o sepultamento de Cantalice, um dia antes.
— A rotina administrativa da ABI foi muito afetada por todos esses fatores, que dificultaram a comunicação aos sócios. Isto, sem contar que estava inscrita na eleição apenas uma chapa, a Prudente de Morais, o que desestimula o comparecimento dos eleitores, que sabem que a eleição já está decidida. Na próxima eleição vamos planejar melhor o envio da comunicação aos sócios — disse Maurício.
Encabeçada pelo presidente da ABI, a Chapa Prudente de Morais foi integrada pelos jornalistas Alberto Dines, Antônio Carlos Austregesylo de Athayde, Arthur José Poerner, Carlos Arthur Pitombeira, Dácio Malta, Ely Moreira, Fernando Barbosa Lima, Leda Acquarone, Mílton Coelho da Graça, Pinheiro Júnior, Ricardo Kotscho, Rodolfo Konder, Tarcísio Holanda e Villas-Bôas Corrêa, que concorreram a membros efetivos do Conselho Deliberativo. Para suplentes foram eleitos os associados Alcyr Cavalcânti, Edgar Catoira, Francisco Paula Freitas, Francisco Pedro do Coutto, Itamar Guerreiro, Jarbas Domingos Vaz, José Pereira da Silva (Pereirinha), Maria do Perpétuo Socorro Vitarelli, Ponce de Leon, Ruy Bello, Salete Lisboa, Sidney Rezende, Sílvia Moretzsohn, Sílvio Paixão e Wilson S. J. de Magalhães. O mandato dos eleitos é para o triênio 2008-2011.
Conselho Fiscal
Para o Conselho Fiscal foram eleitos os jornalistas Adail de Paula, Adriano Barbosa do Nascimento, Argemiro Lopes do Nascimento, Geraldo Pereira dos Santos, Jorge Saldanha de Araújo, Luiz Carlos de Oliveira Chesther e Manolo Epelbaum, com mandato para o exercício social 2008-2009.
Fonte: ABI