O Diário do Grande ABC demitiu ontem (07/05), por justa causa o editor-assistente de Economia e diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), Hugo Cilo.
O presidente do Sindicato, Guto Camargo, diz que a demissão foi uma retaliação e que serão tomadas todas as medidas legais cabíveis para garantir os direitos e a estabilidade do profissional, assegurados pela Constituição Federal.
“A demissão é um ato antisindical do jornal, totalmente inaceitável. E demonstra a deterioração das relações com seus profissionais e com o próprio Sindicato”, afirma. Ele destaca ainda que a entidade vai denunciar o Diário do Grande ABC ao Ministério do Trabalho e ao Ministério Público do Trabalho por extensão irregular de jornada sem pagamento de horas extras. Também notificará, pelo mesmo motivo, o INSS e a Receita Federal, uma vez que não estariam pagando devidamente as horas extras dos jornalistas. "A empresa tem de responder por sonegação fiscal e previdenciária", afirmou a entidade sindical.
Fonte: SJSP