O presidente Luís Inácio Lula da Silva disse que considera "simpática" a proposta de criação do Conselho Federal de Jornalismo, uma autarquia federal. Cerca de 70 jornalistas participaram hoje do encontro com o presidente da República, que reuniu dirigentes da FENAJ e dos Sindicatos de Jornalistas do país e profissionais que cobrem as atividades do Palácio do Planalto, durante a passagem do Dia Nacional do Jornalista.
A audiência com o presidente foi uma iniciativa da Federação Nacional dos Jornalistas. A presença do ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, no encontro, agradou os jornalistas. Dirigentes dos jornalistas estavam tentando já há algum tempo, sem sucesso, falar com o ministro sobre a tramitação da criação do Conselho. Na próxima segunda-feira, 12/04, Berzoini receberá dirigentes da FENAJ para discutir detalhes do projeto.
Durante o encontro Berzoini confirmou que o projeto do Conselho está sendo analisado pelo seu ministério e prometeu encaminhar a proposta para a Casa Civil até o final do mês. Só depois da análise do ministro José Dirceu, que o projeto poderá ser encaminhado à Câmara Federal.
O mico do encontro ficou por conta do ministro da Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken, que chegou a deixar o presidente constrangido ao sugerir que a imprensa deve divulgar "coisas boas" e a "agenda positiva".
Lula recebeu os jornalistas acompanhado de Ricardo Berzoini, ministro do Trabalho; Luiz Gushiken, da Comunicação de Governo e Gestão Estratégica; Luiz Dulci, secretário-geral da presidência; André Singer, porta-voz e de Ricardo Kotcho, secretário de imprensa.