A Associação Brasileira das Indústrias do Milho – Abimilho premiou, na última quinta-feira (29/05), os vencedores do III Prêmio Abimilho de Jornalismo, em cerimônia realizada em São Paulo. Os colegas premiados foram:
Categoria impressa: Naiobe Quelem, repórter do Correio Braziliense, Brasília, com a matéria “Grãos dourados e fartos”;
Categoria televisão: Fábio Ventura e Saulo Tiossi, jornalistas da EPTV Central (afiliada regional da Rede Globo), São Carlos, São Paulo, com a matéria “O milho, Seus Sabores e Sotaques”;
Categoria rádio: Fabio Rubira, da Rádio USP FM, SP, com a matéria “Milho: Alternativa Alimentar”;
Categoria internet: Juliana Dias, do site Malagueta, Rio de Janeiro, RJ, com a matéria “O Angu do Gomes: Ícone da Gastronomia Carioca”.
A Comissão Julgadora também decidiu conceder Menção Honrosa na categoria televisão às reportagens “Festa da Polenta”, de autoria da repórter Rejane Paludo, da Ascar/TVE, Rio Grande do Sul, e “Óleo de milho: consumo ainda é privilégio de poucos”, na categoria internet, dos jornalistas Arno Baasch, Carine Bidone Lopes, Dylan Della Pasqua e Vanda Araújo, da Agência Safras, Rio Grande do Sul.
O vencedor de cada categoria foi contemplado com prêmio de
R$ 5.000,00. O objetivo do prêmio, que teve como tema “A culinária brasileira redescobre o milho”, foi o de divulgar o movimento de valorização do cereal na alta cozinha e como componente de merendas de escolas públicas, particulares e no preparo de pratos tradicionais.