As forças de segurança de Mianmar (antiga Birmânia) detiveram Zaw Thet Htwe, um jornalista que entregou comida aos desabrigados pelo ciclone "Nargis" no delta do rio Irrawaddy, onde as autoridades proíbem qualquer distribuição de ajuda, informou hoje a rádio Mizzima.
Os soldados entraram em sua casa de madrugada e o levaram algemado diante de sua família, antes de revistar a casa na busca de documentação que prove suas atividades "subversivas", segundo fontes ligadas ao jornalista.
Segundo aquela estação de rádio que emite a partir de Banguecoque, Zaw Thet Htwe, editor de um semanário desportivo de Rangún, já havia sido detido em 2003 e condenado a prisão perpétua por ter entregue informações à Organização Internacional do Trabalho sobre supostos trabalhos forçados na Birmânia, um delito considerado como alta traição.
As Nações Unidas avaliam em 2,4 milhões o número de afectados pelo ciclone, dos quais um milhão não terá recebido qualquer material de emergência.
O regime militar continua a rejeitar grande parte da ajuda internacional oferecida na sequência da catástrofe e a levantar obstáculos à entrada de voluntários estrangeiros no delta daquele rio, apesar dos compromissos de flexibilização dos procedimentos feitos pelo chefe da Junta Militar, Than Shwe, junto do secretário-geral das Nações Unidas.
Fonte: Ao Online