Qual a relação do cidadão com a imprensa? Qual seu papel ao longo da nossa história? O livro História da Imprensa do Brasil reúne pesquisa atualizada e novas análises sobre os fatos que transformaram a imprensa brasileira. Lançado pela Editora Contexto, em comemoração aos 200 anos de imprensa no Brasil, o trabalho aborda desde o primeiro jornal, passando pelas revistas, a censura, a abertura política, o impeachment, a tecnologia e as novas formas de se noticiar.
200 Anos
Em 1808, ano em que a Corte portuguesa chegou ao Brasil, foi uma data repleta de acontecimentos que marcariam a nossa história. Um dos mais relevantes é o nascimento da imprensa. Em junho daquele ano, Hipólito da Costa, um fervoroso crítico do governo real, fundou o jornal Correio Braziliense. O periódico era editado do outro lado do oceano: em Londres. Três meses depois saía a Gazeta do Rio de Janeiro, jornal oficial da imprensa Régia de Dom João VI.
Para contar como foram esses anos, de Hipólito à internet, a Editora Contexto convidou as historiadoras Tania Regina de Luca e Ana Luiza Martins, para organizar História da imprensa no Brasil.
O livro além de mostrar como a imprensa começou no Brasil em 1808 e como vem atuando duplamente: tanto como observadora quanto como protagonista da nossa história. Os primeiros impressos, a relação com os poderosos, a tecnologia alterando a forma de comunicação; as grandes empresas, a imprensa alternativa, o passado e o futuro da imprensa. Tudo isso é retratado de forma analítica em capítulos contextualizados e recheados de informações.
História da imprensa no Brasil impõe-se como obra de referência indispensável nas estantes dos que estudam, dos que respeitam, dos que amam e até dos que temem a imprensa.
Livro: História da imprensa no Brasil
Organizadoras: Tania Regina de Luca e Ana Luiza Martins
Formato: 16 x 23 cm; 304 páginas
Preço: R$ 49,00