O Grupo Estado comprometeu-se na manhã de sexta-feira (27/06) a negociar com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) as demissões de jornalistas em situação especial, como pré-aposentadoria. A afirmação é do representante do Departamento Jurídico da empresa, Mário Paz, que garantiu ainda que não haverá mais dispensas.
30 jornalistas demitidos
Segundo o presidente do SJSP, José Augusto Camargo, o representante da empresa disse que as dispensas, feitas através de uma espécie de Plano de Demissões Voluntárias, atingiram também outros setores e que já foram encerradas. Nas redações do Grupo, foram cerca de 30 jornalistas.
“Mário Paz explicou que a empresa concedeu benefícios como o estabelecimento de uma tabela de tempo de serviços, com o pagamento, através do plano de previdência privada, de salários adicionais e um ano de assistência médica, e que as dispensas trataram-se de um ajuste interno da empresa”, informou Camargo.
O presidente do Sindicato disse que a empresa aceita discutir com a entidade cada caso de jornalista demitido que se encontrava em situação especial. “Por isso, o SJSP coloca-se à disposição dos demitidos para o encaminhamento de seus problemas”, acrescentou.
Guto ressaltou também que todos os demitidos devem ficar atentos, pois junho é a data-base dos jornalistas e eles terão direito ao índice salarial que está sendo acertado com o sindicato de jornais e revistas da Capital nas verbas rescisórias. E orienta os profissionais a, antes de fazerem suas homologações, conversarem com a diretoria da entidade.
Venda para Rede Globo desmentida
Por fim, ainda segundo Camargo, o representante da empresa desmentiu os boatos de que o Grupo Estado estaria sendo vendido e que novas demissões poderiam ocorrer. É ver para crer.
Fonte: SJSP