As inscrições para o Prêmio Esso 2008 encerram-se em 31 de agosto. Jornalistas de todo o Brasil que tiverem trabalhos publicados na Imprensa ou veiculados nas emissoras de televisão brasileiras no período entre 1º de setembro de 2007 e 31 de agosto deste ano podem participar da premiação. Ao todo, estarão em disputa 11 categorias de mídia impressa, além do Prêmio Esso de Telejornalismo e do Prêmio Principal que recebe o nome do programa.
Um total de R$ 109 mil, já descontado o imposto de renda, está destinado à premiação dos vencedores, que manterá este ano a mesma sistemática de julgamento dos anos recentes, na qual um conjunto de cinco comissões, divididas em várias instâncias, com mais de 80 jurados, terá a responsabilidade de indicar os trabalhos finalistas e apontar os vencedores.

Telejornalismo
Para o Prêmio Esso de Telejornalismo foi mantida a possibilidade de participação direta dos profissionais, admitindo-se, porém, apenas um trabalho por emissora de televisão, integrante ou não de redes regionais ou nacionais. As emissoras participantes devem possuir departamento, núcleo ou estrutura mínima de jornalismo. Já as redes continuarão a poder inscrever, por suas direções de jornalismo, um máximo de até 5 (cinco) trabalhos cada.
Os resultados finais do Prêmio Esso de Jornalismo 2008 e do Prêmio Esso de Telejornalismo serão anunciados durante cerimônia de premiação a ser realizada no início do mês de dezembro.
Os modelos de fichas de inscrição podem ser obtidos no site www.premioesso.com.br , que contém outras informações sobre a premiação.