O colunista Diogo Mainardi, da revista Veja, entrou com ação de danos morais contra o portal Internet Group do Brasil Ltda, o iG, e o jornalista Luis Nassif, por matérias publicadas em seu blog. Em outro processo, Mainardi e Veja foram condenados a pagar 500 salários mínimos ao blogueiro Paulo Henrique Amorim. A decisão é da 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. Nos processos, o banqueiro Daniel Dantas é foco das desavenças. A informação é do site Consultor Jurídico.
Para os advogados do colunista, o iG e Nassif “acusam os profissionais de Veja de estarem a mando de Eduardo Fischer, empresário na área de publicidade e de agir a serviço do banqueiro Daniel Dantas”. Além da retirada das informações do blog e do pedido de indenização por danos morais, os advogados querem também a publicação da eventual sentença condenatória no portal iG, como prevê o artigo 75 da Lei de Imprensa.
Condenados
O mesmo colunista de Veja e a Editora Abril foram condenados a pagar 500 salários mínimos ao blogueiro Paulo Henrique Amorim. A decisão é da 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. Motivo: matéria publicada em setembro de 2006, quando foi publicada a coluna A Voz do PT, na qual Mainardi escreveu que Paulo Henrique Amorim, “na fase descendente de sua carreira, foi contratado pelo portal iG por R$ 80 mil e se engajou pessoalmente na batalha comercial do lulismo contra Daniel Dantas”.
Os advogados da Abril e do colunista informaram ao Consultor Jurídico que vão recorrer da decisão. Paulo Henrique Amorim também processa Diogo Mainardi na esfera criminal, onde perdeu em primeira instância e aguarda recurso da apelação ao Tribunal de Justiça paulista.
Fonte: Consultor Jurídico