Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
06/11/2008
Vácuo jurídico cria clima de vale-tudo na profissão
 

Enquanto o vácuo jurídico que atinge a profissão de jornalista no Brasil continua imperando, o clima de vale-tudo vai se implantando. A toda hora surgem novidades. Tudo em clima de "Acredite se quiser". O site da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) publica manifestação do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Guto Camargo, sobre o surgimento de um novo sindicato e de uma ordem dos jornalistas de São Paulo. Não acredita? Então leia abaixo o texto divulgado:

Para sindicalista, Sindmei e Ordem dos Jornalistas de SP são obras de espertalhões

 
Duas iniciativas estranhas preocuparam jornalistas de São Paulo nos últimos dias. Numa delas, o “Sindicato dos Empresários e das Micro e Pequenas Empresas de Imprensa do Estado de São Paulo” convida profissionais que trabalham na área de imprensa a renovarem credenciais e diz ter poder para viabilizar registros de “Jornalista Profissional”. Outra pérola foi a divulgação da criação da “Ordem dos Jornalistas do Estado de São Paulo – OJESP”. Para o Presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Guto Camargo, as duas iniciativas são obras de “espertalhões”.

Segundo o “convite” distribuído via internet pelo Sindmei, tal entidade “tem autorização do Ministério do Trabalho para dar entrada na documentação e obter seu registro de Jornalista Profissional (MTB)”. Entre os benefícios que o Sindmei diz assegurar a seus associados, estão preciosidades como diversos convênios, desconto de até 40% em cursos de nível superior, até “Colônia de Férias com desconto especial em todo o Brasil” e “Clube de lazer GRÁTIS para o associado e mais 7 dependentes”.

Já quanto à Ordem dos Jornalistas de São Paulo, uma matéria veiculada na internet em 12 de janeiro de 2008, depois reproduzida em abril e que está circulando atualmente, diz que ela teria sido criada “tendo como fundadores os advogados e jornalistas, Drs Manoel Inácio e Leonardo Placucci, com a Assembléia Geral Ordinária ocorrida na Universidade Uni Sant"Anna, quando foram aprovados os Estatutos e eleita a primeira Diretoria”. Ainda segundo o texto, que informa que o “Jornalista e empresário Cesar Lima” foi eleito para o Conselho Deliberativo da OJESP, “a partir de 90 dias” da data de sua fundação, a Ordem estaria “dando início ao processo de filiação de Jornalistas, data em que fará o pronunciamento oficial aos meios de comunicação”. Curiosamente, agora, quando se clica no link para obter mais informações, surge o recado “Desculpe, o blog em ordemdosjornalistas.blogspot.com foi removido”.

Guto Camargo, que além de presidir o SJSP também é 1o Secretário da FENAJ, considera que tais iniciativas partem de “espertalhões que não representam nada”. Ele diz que a categoria não deve se preocupar e que tanto a assessoria jurídica do Sindicato quanto a da FENAJ estão buscando mais informações para tomar as providências cabíveis.

Quanto ao Sindmei, Guto diz tratar-se de um pequeno sindicato patronal “que não sabemos nem se tem carta sindical de fato”. No entanto, analisa que, caso tenha obtido carta sindical, tal entidade poderá se conflitar com o Sindicato das Empresas de Assessoria de Comunicação, o Sinco.

Já quanto à anunciada “Ordem dos Jornalistas”, o sindicalista destaca que tal entidade não tem poderes nem se assemelha ao Conselho Federal dos Jornalistas defendido pela FENAJ e Sindicatos da categoria. “Pelo que percebemos, é mais uma Ong, como outra anunciada há tempos atrás no Rio de Janeiro”. Segundo Guto, tais movimentos partem de pessoas “que tentam se aproveitar de brechas legais para levar vantagens”.

Fonte: FENAJ

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções