Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
21/01/2009
FENAJ defende aprovação de nova Lei de Imprensa
 

O julgamento pelo Superior Tribunal Federal da Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei de Imprensa, deve ocorrer este ano. Após o ajuizamento da ação pelo deputado federal Miro Teixeira, o STF suspendeu os efeitos de diversos artigos da Lei 5.250/67 até o julgamento da ação. Como parte interessada neste processo, a FENAJ defende a manutenção dos artigos não suspensos até que o Congresso Nacional aprove uma nova lei, de caráter democrático.

Relator da ação que pede a inconstitucionalidade da Lei de Imprensa, o ministro Carlos Ayres Britto aceitou o ingresso da FENAJ e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como amicus curiae (“amigo da Corte”) nos autos do processo. Nesta condição as duas entidades podem se manifestar formalmente e acrescentarem novos documentos ao processo. Renovada em setembro passado por seis meses, a suspensão dos artigos da Lei de Imprensa prossegue no mínimo até março.

“A extinção pura e simples da atual Lei de Imprensa em nada contribuirá para o aperfeiçoamento do processo democrático no país, pois será prejudicial para os jornalistas, os veículos de comunicação e para a sociedade, que ficarão a mercê da legislação ordinária e do procedimento que cada juiz considerar melhor”, sustenta o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade. A entidade defende posição aprovada em Congressos da categoria de manutenção da atual Lei de Imprensa sem os artigos suspensos pelo STF até que o Congresso Nacional aprove uma nova legislação.

Murillo relembra a posição das instâncias dos jornalistas, de que é necessária uma legislação específica e democrática para regular as relações entre jornalistas, veículos de comunicação e a sociedade. A entidade defende a aprovação do PL 3.232/92. “Há 11 anos este projeto está pronto para ser votado na Câmara dos Deputados. Esperamos que agora o Legislativo tome uma posição sobre esta questão”, finaliza.

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções