Garantir uma aposentadoria digna, no Brasil, não é uma tarefa fácil. A situação parece ser mais grave para os jornalistas brasileiros. Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo detectou que menos jornalistas estariam conseguindo se aposentar. As mortes antes da tão sonhada aposentadoria estariam crescendo - resultado direto das duras rotinas de trabalho estressante.
Para os que conseguem realizar o sonho sobra a difícil situação de sobreviver com vencimentos reduzidos. Qual é a melhor solução em aposentadoria complementar para os profissionais de imprensa no Brasil? Esta é a principal questão a ser estudada e debatida no Seminário "A Aposentadoria Complementar dos Jornalistas Brasileiros", que será realizado amanhã, sexta-feira (23/04), das 9h00 às 18h00, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.
Duas instituições estarão presentes para relatar suas experiências em fundos de pensão: Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social) e FUNCEF (Fundação dos Economiários Federais). O evento é gratuito e será dividido em duas partes: na primeira (manhã), das 9 às 13h15, a participação é aberta aos jornalistas; a segunda (tarde), das 15 às 18hs, será reservada para os dirigentes sindicais debaterem quais são as melhores alternativas entre as apresentadas.
Informações e inscrições pelo telefone (0xx11) 3217-6299. O Sindicato de São Paulo fica na Rua Rego Freitas 530, Sobreloja - Centro - São Paulo (SP).
Fonte: Sindicato de São Paulo